5/3/2013
Cabedelo já trabalha para sediar a 5ª Conferência Municipal das Cidades
- Secretaria de Comunicação

Foto: Daniell Mendes

Cabedelo sediará etapa Municipal da 5ª Conferência das Cidades

A cidade de Cabedelo sediará nos dias 09 e 10 de maio, a etapa Municipal da 5ª Conferência das Cidades. O evento foi convocado pela Prefeitura Municipal através do decreto nº 013/2013, e terá a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

O evento, aberto à população, construirá propostas para subsidiar as discussões da 5ª Conferência Estadual das Cidades e da 5ª Conferência Nacional das Cidades.

A Comissão Preparatória,  composta por representação do poder público municipal e da sociedade civil, esteve reunida recentemente para elaborar o regimento da Conferência, contendo a pauta, a metodologia dos debates e o processo democrático de eleição dos delegados para a etapa Estadual. A comissão terá também, a responsabilidade de desenvolver o relatório final e encaminhar as propostas à Comissão Preparatória Estadual, além de definir o local do evento.

A Conferência Municipal das Cidades tem o objetivo, ouvir a sociedade cabedelense sobre temas relativos à Política Municipal de Desenvolvimento Urbano e orientar ações do Poder Púbúblico Municipal. A temática geral da quinta edição é “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já”. No total, 2,4 mil delegados deverão comparecer ao encontro em Brasília, em novembro, com direito a voz e voto. Será permitida a participação de observadores, porém, sem direito a voz e voto.

O conjunto de delegados será formado por gestores, administradores públicos e legislativos federais, estaduais, municipais e distritais, representantes de movimentos populares, de entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, de ONGs da área de desenvolvimento urbano, trabalhadores e empresários.

O decreto assinado pelo prefeito Luceninha, prevê no âmbito da administração municipal, a criação da Conferência Municipal, organizada por uma comissão que será coordenada por representantes do Gabinete do Prefeito com participação das Secretarias de Comunicação, Urbanismo, Habitação, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente dentre outras, além de representantes da sociedade civil, como a Associação Cabedelense para Cidadania.

A Conferência Municipal de Cabedelo será democrática, aberta à participação da população, em especial, à entidades com atuação nos temas da política urbana, um espaço democrático para os participantes pensar e planejar o futuro da cidade.

SECOM - Cabedelo