Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Situação atual das populações indígenas é discutida em formação de professores de História e Geografia
12/5/2017 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



A cultura e a situação atual das populações indígenas no Brasil e na Paraíba foram as temáticas discutidas na formação oferecida pela Secretaria de Educação de Cabedelo (Seduc), por meio da Coordenação da Diversidade Étnico Racial e de Gênero, para os professores de História e Geografia (5º ano) e supervisores da rede municipal de ensino. 

O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (12), no auditório da Seduc, e reuniu, além dos regentes das disciplinas, supervisores e coordenadores dos ensinos fundamental I e II e do Centro de Artes de Cabedelo.

A temática central foi apresentada pelo coordenador técnico da Fundação Nacional do Índio (Funai), Benedito Rangel, que falou, entre outros assuntos, sobre o papel e as finalidades do órgão, bem como sobre as questões que envolvem a situação das terras indígenas no Brasil atualmente. O evento também contou com a participação da professora de origem indígena Maria Nilda Justino, que atua na Aldeia São Francisco, na Baía da Traição.

“O objetivo maior do encontro é motivar os educadores a levarem essa temática para dentro da escola, para a sala de aula. Sabemos do débito que a sociedade brasileira tem para com os indígenas, da discriminação que essa parcela da sociedade sofre. Nosso objetivo principal é incentivar, lembrar e reforçar um compromisso que sabemos que os professores já têm, mas trazer um acréscimo através do contato com representantes da etnia e do órgão que lida diretamente com eles, para saber mais de como é a realidade do índio atualmente”, comentou a coordenadora da diversidade, Ivonete Coriolano.

Para a coordenadora do ensino fundamental I, Janeide Alves, o encontro representou uma oportunidade para o desenvolvimento de uma visão sobre a realidade das populações indígenas na atualidade.

“Esse encontro convocado pela Coordenação de Diversidade representa uma oportunidade rica para interagir com os professores e promover a troca de experiências sobre como essa questão é tratada pedagogicamente nas escolas, e com que recursos. É o momento de conhecer a situação e as vivências dos índios em nosso Estado, sua cultura e formas de sobrevivência, relações com o restante da sociedade e os impactos que o contato promove. É uma forma de mudar nossa visão, enquanto educadores, sobre a realidade, muitas vezes de exclusão, em que essas populações vivem, e também de valorizar mais a cultura e compartilhar em sala de aula”, frisou.

O professor de Geografia da Escola Paulino Siqueira, Carlos Eduardo, comentou a importância do encontro para a abordagem do assunto com os alunos.

“Todo momento que a Seduc disponibiliza para que possamos nos reunir e para que sejam apresentados temas como a questão indígena, que hoje discutida aqui, é de fundamental importância. Aqui podemos trocar ideias e opiniões, e isso gera críticas, sugestões e acabam contribuindo para o enriquecimento da experiência educativa. Acabamos nos enriquecendo de conhecimento, tendo informações e degustando das bases da nossa cultura e da tradição. É de fundamental importância essa prática para o trabalho que desenvolvemos nas escolas”, finalizou.

Secom Cabedelo   
   





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180